A Eletro Acupuntura é uma técnica de estimulação nervosa precisa, na qual agulhas finas de uso único, são inseridas em locais neurofuncionais anatomicamente definidos, e estimuladas com eletricidade com o propósito terapêutico de modular a atividade anormal do sistema nervoso e dos orgãos e tecidos que este enerva.
As origens da acupuntura datam até 2000 anos atrás, onde foi desenvolvida de acordo com os fundamentadas da medicina tradicional chinesa, com princípios filosóficos subjacentes associados ao confucionismo e taoísmo. Com o passar do tempo, as teorias sobre o mundo evoluíram e mudaram dramaticamente com as novas descobertas e compreensão da natureza. A cada nova visão do mundo, os fenómenos da acupuntura foram explicados de uma maneira diferente.
A acupuntura difundiu-se por todo o mundo devido à sua valiosa contribuição para os cuidados de saúde, e evidências crescentes dos seus benefícios clínicos duradouros para os pacientes, bem como a sua segurança e custo-benefício, tornando-se cada vez mais aceite e reconhecida na medicina convencional.
Esta técnica está aprovada pela Organização Mundial de Saúde para o tratamento de várias doenças.
Os efeitos clínicos gerais da eletro acupuntura (EA) podem ser atribuídos a:
Neuro modulação da dor, orgânica e imunológica - Neuro modulação é a alteração da atividade nervosa através da aplicação de um estímulo elétrico, em locais neurológicos específicos no corpo, de forma a normalizar ou modular a função do tecido nervoso. A neuro modulação tem grandes aplicabilidades no controlo da dor, na modulação de atividade do sistema nervoso autónomo (responsável pelo controlo involuntário dos órgãos), e modulação da função do sistema imunológico via estimulação do nervo vago (existe uma correlação significativa entre a depressão da atividade do nervo vago e o aumento da morbidade e mortalidade em doenças inflamatórias crónicas).
Efeitos neuroprotetores - A aplicação de eletroestimulação previne a inflamação e aumenta a quantidade de fatores neurotróficos como fator neurotrófico derivado da glia (GDNF), fator de crescimento nervoso (NGF) e N-Cadherin nas células nervosas. Fatores neurotróficos são uma família de biomoléculas, quase todos sendo peptídeos ou pequenas proteínas, que apoiam o crescimento, manutenção e diferenciação dos neurônios (células nervosas).
Estimulação da produção de opióides endógenos pelo próprio corpo - particularmente as β-endorfinas e as encefalinas, conhecidas pela suas propriedades analgésicas e efeitos no alívio do stress.
Ativação do tecido conjuntivo - O tecido conjuntivo é um dos quatro tipos principais de tecido animal. As células do tecido conjuntivo incluem fibroblastos - um tipo de célula que sintetiza o colágeno desempenhando um papel crítico na cicatrização de feridas. Foi demonstrado que a agulha da acupuntura "puxa" as fibras de colágeno da periferia em direção à agulha neutralizando a fibrose (responsável pela formação de tecido cicatricial).
Em ambiente clínico, as principais indicações da acupuntura são o tratamento de sintomas e distúrbios:
Músculo-esqueléticos (dor, alterações de mobilidade, força e propriocepção).
Estéticos (rugas, "celulite", gordura localizada).
Cardiovasculares (hipertensão, hipercolesterolemia, obesidade, tabagismo...).
Gastrointestinais (dor, náusea, inflamação intestinal, alterações no trânsito intestinal...).
Geniturinários (dor menstrual, dor pélvica, ciclos menstruais irregulares, urgência urinária...).
Neurológicos (espasmo muscular e/ou fraqueza pós-AVC, paralisia facial...).
Psicológicos (ansiedade, humor depressivo...).
Variados (renite, prurido...).
Em alguns casos a acupuntura é usada como uma intervenção complementar, como no cancro, patologia cardiovascular crónica, estados de deficiência imunológica, etc.